terça-feira, 13 de agosto de 2013

Grupos bloqueiam a Estação da Lapa, em Salvador, durante protestos

 

13/08/2013 19h20 - Atualizado em 13/08/2013 20h27

Jovens fazem ação chamada "catraca livre" no principal terminal rodoviário.
Outras ações, durante todo o dia, ocorreram e travaram trânsito da capital.

Do G1 BA
Comente agora
Protesto na Câmara Municipal Salvador; estudantes (Foto: Midiã Noelle/Arquivo Pessoal)Estudantes e manifestantes se reúnem em frente à Câmara (Foto: Midiã Noelle/Arquivo Pessoal)
Após uma série de manifestações, que travou o trânsito de Salvador nesta terça-feira, os grupos de estudantes, por volta das 19h, bloquearam a Estação da Lapa, principal terminal rodoviário da cidade. De acordo com a polícia, eles realizaram uma ação chamada "catraca livre", entrando nos ônibus de graça. O ato é realizado para lembrar os 10 anos da "Revolta do Buzú". O Movimento Passe Livre (MPL) Salvador ajudou a mobilizar a ação.
Segundo informações da Transalvador, os estudantes tentavam entrar nos ônibus coletivos sem pagar a passagem. Devido ao protesto, o trânsito ficou congestionado da Lapa até a região do Dique do Tororó. Os jovens caminharam do centro da cidade até a Prefeitura Municipal, de onde desceram para a Estação da Lapa.
Já por volta das 20h, os policiais do 18º Batalhão de Polícia informaram que o movimento já havia sido dispersado, com apenas alguns grupos de jovens que caminhavam pelo centro da cidade.
Ações durante o dia
Pela manhã, um protesto no bairro do Rio Vermelho complicou o trânsito a partir das 9h, na rua Osvaldo Cruz, a principal da ára, em frente do Colégio Estadual Manoel Devoto. De acordo com uma das estudantes que participa do ato, eles são contra uma regra implantada pela direção da escola sem comunicar os alunos previamente.
Na Rua Régis Pacheco, no Uruguai, Cidade Baixa, moradores fecharam a rua no fim de linha do bairro. A rua é a principal do bairro, que liga o subúrbio à Cidade Baixa e ao Largo do Tanque.
Protesto de estudantes no Rio Vermelho (Foto: Ivanildo Santos/ TV Bahia)Protesto de estudantes no Rio Vermelho (Foto: Ivanildo Santos/ TV Bahia)
Pela tarde, estudantes voltaram a fazer manifestações. Alunos do Colégio Estadual Manoel Novaes saíram do Campo Grande em direção à unidade, que fica no bairro do Canela.
Os estudantes da Escola Rômulo Almeida, no bairrpo do Imbuí, fecharam a rua em frente à unidade por volta da 13h. O tráfego ficou complicado no local no sentido aeroporto.
De acordo com informações da 39ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o protesto foi feito em apoio a um movimento que se concentra no centro da cidade a favor do Passe Livre na capital baiana.
Alunos do Colégio Goes Calmon, que fica na Avenida Dom João VI, no bairro de Brotas, também fecharam a via nos dois sentidos por volta das 13h. A Transalvador informou que motoristas que viam da Avenida Bonocô sentido Brotas enfrentaram congestionamento. Quem seguia no sentido contrário também enfrentou lentidão no trânsito.
protesto na capital (Foto: Amanda Viana / Arquivo Pessoal)Protesto na capital (Foto: Amanda Viana / Arquivo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.