terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pescadores ameaçam paralisar portos de Navegantes e Itajaí


Agencia Estado 13/08/2013 20h20 - Atualizado em 13/08/2013 20h20
Agencia Estado
Brasília, 13 - O Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sintrapesca) espera reunir 4 mil pessoas em manifestação a partir das 8h30 da quarta-feira, 14, no Parque Marejada, em frente ao Centro de Eventos de Itajaí. O movimento tem apoio do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), responsável por 60% da produção nacional de pescado.
Segundo os dirigentes, o sindicato dos armadores estuda a possibilidade de paralisar os portos de Navegantes e Itajaí, caso não haja cooperação dos ministérios da Pesca, da Agricultura e do Meio Ambiente em relação aos pleitos dos trabalhadores e empresários.
As duas entidades reivindicam seguro defeso para a pesca industrial; aposentadoria especial; revisão do regulamento de inspeção (RIISPOA); concursos para fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura; apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura no Congresso Nacional para equiparação da pesca ao agronegócio; fiscalização mais rígida por parte do governo federal da sanidade dos pescados importados.
As entidades também querem que o governo estabeleça cota para importação de pescado, que garanta total absorção da produção nacional, impondo a tributação máxima permitida pela Organização Mundial de Comércio (OMC) aos produtos acabados e tributação mais branda para os produtos que sejam beneficiados nas indústrias locais; isenção tributária para o óleo diesel e para importação equipamentos de pesca; e exclusão da exigência do TED (exclusor de tartarugas) nas redes de pesca de camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.