domingo, 4 de agosto de 2013

Partidos se unem para pedir limite do teto dos votos para cargos de deputado estadual e federal

4/8/2013 às 14h37 (Atualizado em 4/8/2013 às 19h24)


PSL, PT do B, PTC e PTN estabelecem Projeto Vitória de olho em eleições de 2014
Do R7
Os partidos PSL, PT do B, PTC e PTN acertaram, na manhã deste domingo (4), em encontro na Assembleia Legislativa de São Paulo, uma pré-coligação com foco nas eleições de 2014. Com o nome de Projeto Vitória, o objetivo é garantir quociente eleitoral e promover o que classificam como "real disputa pelas vagas" a deputado federal e estadual.

A pré-coligação avalia que os candidatos que concorrem a deputado estadual com até 30 mil votos e a deputado federal com até 45 mil votos são "historicamente prejudicados nas disputas eleitorais". Assim, a intenção do projeto é limitar o teto dos votos para esses dois cargos de candidatos da pré-coligação em 30 mil (deputado estadual) e 45 mil (deputado federal).


Ainda de acordo com a pré-coligação, em 2010, mais de 89% dos que concorreram às vagas de federal e estadual fizeram, respectivamente, menos de 45.862 e 30.804 votos.

O grupo avalia que candidatos dessa categoria procuram os partidos de maior expressão por temerem "o poder dos pequenos de atingir o quociente eleitoral". Mas, na visão da pré-coligação, acabam reféns de candidatos com mais de 100 mil votos, que concentram o apoio partidário, que são utilizados para alavancar candidaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.