13/08/2013 20h05 - Atualizado em 13/08/2013 20h27
Quatro locais foram parcialmente interditados pela Vigilância Sanitária.
Falta de alvará dos bombeiros e estrutura precária estão entre problemas.
Comente agora

Na casa de idosos ‘El Shaday’, onde havia 40 idosos, a Vigilância Sanitária encontrou remédios fora das embalagens originais e sem controle da data de validade. A cozinha foi improvisada em um lugar aberto, apenas com uma lona cobrindo.

Claro (Foto: Rodrigo Sargaço / EPTV)
Na Vivenda do Sol Nascente, o vaso sanitário estava entupido e não havia barras de apoio no banheiro. Na área externa foi encontrado lixo espalhado e também havia botijões de gás sem proteção e perto de onde os idosos ficavam.
Nos quartos as camas ficam juntas, mas o Estatuto do Idoso determina que haja pelo menos um metro de distância entre elas. Alguns internos também apresentavam vários ferimentos, o que seria um indicativo da falta de cuidados. No local, ninguém quis comentar o assunto.
Interdição parcial
As irregularidades das instituições foram apresentadas em um relatório e levadas ao Ministério Público. O promotor pediu à Justiça, que determinou a interdição parcial das casas de repouso. Os locais não podem mais receber novos pacientes enquanto não se adequarem em até 60 dias. O prazo vence em setembro e, caso não cumpram as determinações, elas podem ser fechadas definitivamente.

Rio Claro (Foto: Rodrigo Sargaço / EPTV)
A reportagem do Jornal da EPTV não conseguiu falar com representantes das outras duas casas parcialmente interditadas.
Único regular
A mãe da aposentada Angélica Camargo está na única casa de repouso onde não foi constatado nenhum problema. Antes de ir para o local, a Dona Enide, de 92 anos, passou por outra instituição e ficou apenas uma semana. “Ela ficou sete dias em cima de uma cama, dentro de uma cozinha porque não tinha espaço”, disse Angélica.
Com Alzheimer, a Dona Enide requer todo o tipo de cuidado. “Cabe a fiscalização ver se essas casas estão trabalhando de acordo para prestar o serviço que cobram”, afirmou Angélica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.