09/08/2013 07h00 - Atualizado em 09/08/2013 07h00
Médico publicou foto na internet de procedimento realizado em Jacareí (SP).
Foco principal é ver se há problema no centro cirúrgico, explica promotor.

saiba mais
O Ministério Público vai instaurar na próxima segunda-feira (12) um
inquérito civil para investigar as condições de funcionamento do centro
cirúrgico da Santa Casa de Jacareí (SP). A medida é tomada após a
repercussão da publicação de uma foto em que um médico opera uma menina
de 10 anos com a ajuda de uma lanterna convencional já que um aparelho
de foco cirúrgico, responsável por garantir a visibilidade do local a
ser operado, deixou de funcionar durante o procedimento médico. O outro
aparelho disponível na sala já não funcionava antes mesmo do início da
cirurgia.De acordo com o promotor de Justiça, José Luiz Bednarski, responsável pelo inquérito, o objetivo é averiguar as condições do centro cirúrgico da unidade e, se necessário, garantir o aprimoramento do hospital. "A investigação vai buscar saber quais as circunstâncias de trabalho para o profissional, quais as ferramentas estão disponíveis ao médico e como está a conservação dos aparelhos, mas o foco principal vai ser entender e pesquisar se há um problema de instrumentação ou não no local", explicou ao G1.
Para o trabalho, o promotor afirmou que irá ouvir o médico Eduardo Capela Galeazzi, que expôs o problema em uma rede social, outros médicos que trabalham no centro cirúrgico do hospital, e a administração da Santa Casa. O local também deve ser vistoriado pelo Ministério Público, que solicitará auxílio técnico do Conselho Regional de Medicina para verificar as condições de funcionamento no local. "Nossa intenção é colaborar para melhorar a condição de trabalho no centro cirúrgico e o atendimento, caso seja necessário", afirmou.
Caso seja detectada a necessidade de melhorias no centro cirúrgico da Santa Casa, o inquérito civil pode resultar em um acordo para a implementação delas com os responsáveis pelo hospital ou em uma ação judicial.
Polêmica
O problema ocorreu no dia 16 de julho na Santa Casa de Jacareí (SP), que após ver a publicação, rescindiu na última segunda-feira (5) o contrato com o médico que prestava serviço na unidade havia dois anos. A Santa Casa é alvo constante de reclamação de moradores e de funcionários que chegaram a fazer uma greve de quase um mês no fim do ano passado por falta de condições de trabalho. Por meio de nota, a Santa Casa informou que os equipamentos cirúrgicos recebem 'toda a manutenção necessária' (leia abaixo).
De acordo com o cirurgião pediátrico, Eduardo Capela Galeazzi, a foto não tem como objetivo prejudicar a imagem do hospital, mas expor a situação enfrentada por muitos médicos e cobrar melhores condições no exercício da profissão. A foto foi feita no dia 16 de julho enquanto ele operava uma criança de 10 anos, que sofria de uma apendicite em estado avançado. Ele foi acionado pelo hospital por volta das 21h e recomendou a cirurgia para a paciente.
Na sala da cirurgia, havia dois aparelhos de foco cirúrgico, mas o médico afirma que não sabia que um deles já não funcionava. Como já havia feito o corte na barriga da criança, o médico afirma que optou por prosseguir a cirurgia, mesmo sem condições ideais. Segundo o médico, a paciente teve boa recuperação e recebeu alta médica dias depois.
O cirurgião, que prestava serviço ao hospital há dois anos, teve seu contrato rescindido no começo de agosto. Ele e mais um colega prestavam serviço ao hospital por meio de uma empresa do próprio médico.
Outro lado
Por meio de nota, a administração da Santa Casa de Jacareí informou que os equipamentos cirúrgicos recebem 'toda a manutenção necessária', mas não detalhou o que ocorreu na sala de cirurgia utilizada pelo médico no dia da reclamação.
A Santa Casa informou ainda que já estudava rescindir o contrato com o médico antes da publicação da foto com objetivo de ampliar a equipe de cirurgiões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.